Arquivo da categoria: Reprodutores Nelore

Reprodutores ( Reprodutor , Touro , Touros , Tourinho , Tourinhos )

Vale do Boi entre os top 30 maiores vendedores de touros zebuínos

RevistaAG-capa jul/16
RevistaAG  jul/16

A Vale do boi aparece entre os 30 maiores vendedores de touros zebuínos no Brasil, em 2016, segundo a revista AG.

RevistaAG-ranking jul/16

O TOP 100 – Os maiores vendedores de touros do Brasil nasce para investigar quem são as fazendas que dão o tom do melhoramento genético de bovinos. Como visto na edição de junho, o censo foi subdividido entre os 50 maiores vendedores de taurinos e os 50 maiores de zebuínos, destaque desta edição. Foi feito dessa forma para que o segundo grupo não segregasse a participação do primeiro, posto que o gado zebu é presença garantida em 80% do rebanho nacional.

Por que touros? Pelo fato de essa categoria ser responsável pela multiplicação de genética. No Brasil, 90%ou mais da vacada é coberta por touros. Um touro cobre de 30 a 40 vacas em apenas uma estação e a vaca, por melhor e mais precoce que seja, é capaz de produzir no máximo um bezerro por ano. Alternando o quadro para a inseminação artificial, os números só aumentam. Touros com médias excepcionais de produção podem bater a marca de 600 doses por ejaculado, suficientes para gerar 300 bezerros. Ou seja, o touro é o propulsor da carne de qualidade no Brasil.

Presidente da CRV Lagoa visita a Vale do Boi

Paul Vriesekoop, presidente da  CRV Lagoa e André Carreira com Paulo, Epaminondas e Ricardo Andrade na Vale do Boi.No dia 14 de janeiro o presidente da  CRV Lagoa Paul Vriesekoop, juntamente com o gerente de área Gilmar Gomes e o promotor de vendas para a região de Araguaína o veterinário André Carreira fizeram uma visita as instalações da Fazenda Vale do Boi. O novo presidente da CRV Lagoa está percorrendo todas as regiões de atuação da central pelo país. Na oportunidade  Paul Vriesekoop trocou ideias com o titular da Vale do Boi o pecuarista Epaminondas de Andrade e seus filhos Ricardo José e Paulo Henrique e pode conhecer um pouco do trabalho de Melhoramento da fazenda e da força da pecuária na região norte do Brasil.

Na oportunidade Epaminondas lembrou que a Lagoa faz parte da história da Vale do Boi, sendo a primeira central a fornecer sêmen para a fazenda bem como é parceira do reprodutor Imperador VB da Vale com sêmen em seu portfólio.

 

Genetica Vale do Boi é destaque no rebanho da Fazenda Mundo Novo

O produto D6292 da MN foi Campeão da 73ª PGP a pasto da Fazenda Mundo Novo em Uberaba – MG, ele é filho do Jaluto VB da Vale, touro do criatório da Fazenda Vale do Boi que é o 22ª colocado e TOP 0,1% no iABCZ do Sumário do PMGZ 2012. ‘É uma satisfação termos um reprodutor de nosso criatório ser utilizado pelo rebanho da Fazenda Mundo Novo, e com esse resultado’, comenta Epaminondas de Andrade.

A Fazenda Vale do Boi a anos utiliza sêmen de touros da Mundo Novo devido a seriedade e confiabilidade de sua seleção, Jaluto VB da Vale possui 02 vezes o sangue do 1646 da MN. Também já foram utilizados os reprodutores B7369 (Mistério), B8369 (Hulk), C2569 (Jamanta), C8288 (Bacana), Cachimbo e Rambo.

Propriedade de Tocantins investe em genética bovina

Maurício Palma Nogueira, em visita à Faz Vale do Boi, ao lado de Epaminondas e Paulo Henrique.

Estabelecimento é exemplo de gestão profissionalizada. Fazenda é toda informatizada, com custos extremamente controlados e planejamento de recuperação de pastagens.

Xinguara, Pará – Na busca de um melhor rendimento na atividade rural, o mineiro Epaminondas de Andrade resolveu investir na pecuária, mas totalmente voltada ao melhoramento genético dos animais, com vendas de reprodutores e matrizes de gado nelore. “Faço genética para produzir carne de melhor qualidade, que é uma tendência na pecuária brasileira”, disse o proprietário da Fazenda Vale do Boi, na cidade de Carmolândia, no interior de Tocantins.

O estabelecimento de Andrade é um exemplo de gestão profissionalizada. Apesar de a fazenda – que faz cria, recria e engorda de animais – ser gerida por ele e seus dois filhos, Paulo e Ricardo, ela é toda informatizada, com custos extremamente controlados e planejamento de recuperação de pastagens.

“Todo o melhoramento genético é da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)”, explica o pecuarista que está há mais de 40 anos no ramo. O rebanho atual é de 3 mil cabeças de gado, sendo o giro anual de 800 cabeças/ano. Essa profissionalização vem do histórico profissional do proprietário, que antes de ter a fazenda em Tocantins, fez carreira em empresas do setor em São Paulo.

“Chegamos a trabalhar com um rebanho de 3,6 mil cabeças, mas tivemos que reduzir em virtude da crise. Estamos assustados com o que está acontecendo na pecuária. Meus clientes estão descapitalizados e as parcelas fechadas nas vendas em leilões não estão pagando nem os custos”, declarou o pecuarista. “O mercado de touros é o primeiro a sofrer o impacto. O problema é que, quando há alta, é o último a reagir. Temos uma pressão muito forte por produtividade”, completou o filho Ricardo, ressaltando que as margens da fazenda estão sendo cada vez mais apertadas, mas ainda são maiores do que estabelecimentos com rebanho comercial.

Seca

De acordo com o pecuarista, em 2010, a região onde se localiza a Fazenda Vale do Boi ficou cinco meses seguidos sem chuva. Neste ano, já se aproxima dos três meses sem precipitações. “O rio tá seco e não estamos conseguindo fazer a irrigação direito. Tem gente aqui que está vendendo gado antes do tempo, porque até tem pasto, mas os bois não têm água para beber”, informou Andrade. Ele está fazendo, por conta própria, um miniduto a partir de um lençol freático descoberto nas suas terras e há planos de outros. “Boi meu daqui a pouco não vai beber água de córregos e nem riachos”, disse. “Esse é um ótimo exemplo de sustentabilidade”, destacou o diretor da Bigma Consultoria, Maurício Palma Nogueira.

Questionado se já pensou em repassar seu conhecimento para outros pecuaristas da região, Epaminondas disse que até tenta, mas a resistência é muito grande. “O problema na pecuária é cultural. Quando falo o que faço na minha fazenda, ninguém acredita, dizem que sou louco. Por exemplo, eu cuido bem das pastagens, porque quero colher os ‘frutos’ delas o ano inteiro e não somente no período quando quero vender os animais”, declarou.

http://www.srb.org.br/modules/news/article.php?storyid=5874

Touros Vale do Boi são destaque no Sumário PAINT Consolidado 2012

Sumário PAINT 2012Na 17ª edição do Sumário PAINT consolidado 2012, lançado durante a ExpoGenética 2012 em Uberaba – MG, a Fazenda Vale do Boi se destaca com 02 reprodutores de seu rebanho como lideres para 02 características.

Os touros lideres em questão são :
XUMI VB DA VALE – 9º colocado para Ts (Temperamento ao Sobreano), Xumi esteve em coleta na Alta Genétics até 2010, ano de seu falecimento.
IMPERADOR VB DA VALE – 12º colocado para GND (Ganho de Peso do Nascimento a Desmama), Imperador esta em coleta de sêmen na central CRV Lagoa e também é destaque no Sumário do PMGZ.

A Vale do Boi é destaque no Sumário Geral do PMGZ

No Sumário Nacional de Avaliação Genética do PMGZ (2012 – 2012) a Fazenda Vale do Boi mostra mais uma vez a força de seu rebanho, com 06 touros classificados como TOP 0,1% para iABCZ e mais 06 touros TOP 0,5% entre os 28.985 touros até 25 anos de idade avaliados.

Sumário-PMGZ-2012

Destaque para o reprodutor LIBRO VB DA VALE (VBV 7979), 3º colocado, com iABCZ de 24,14 , sendo filho de Imperador VB da Vale (VBV 6640) e Gaita VB da Vale (VBV 5669) a 4ª melhor matriz do rebanho com iABCZ de 21,26 , e que também é mãe do Jaluto VB da Vale (VBV 6915), 37º colocado.

Touros Vale do Boi TOP 0,1% :

3º LIBRO VB DA VALE (VBV 7979)
7º HAGEN VB DA VALE (VBV 6065)
14º LAMBY VB DA VALE (VBV 7766)
37º JALUTO VB DA VALE (VBV 6915)
97º JUIZO VB DA VALE (VBV 7132)
117º IMPERADOR VB DA VALE (VBV 6640)

Touros Vale do Boi TOP 0,5% :

154º JANGUE VB DA VALE (VBV 6969)
155º KALIO VB DA VALE (VBV 7284)
169º ICTO VB DA VALE (VBV 6500)
219º KAPEL VB DA VALE (VBV 7277)
236º FISCAL TE VB DA VALE (VBV 5589)
269º KAJABI VB DA VALE (VBV 7405)

Shopping Vale do Boi comercializou mais de 90 animais

Shopping Vale do Boi 2012Mais de 200 pessoas estiveram presentes no Shopping Vale do Boi, evento promovido pela Fazenda Vale do Boi, de Araguaína (TO), no último dia 2 de junho. Foram disponibilizados 130 touros avaliados e 20 matrizes da raça Nelore. Dos 130 touros, 26 são filhos diretos do touro Imperador VB da Vale, integrante da bateria da CRV Lagoa, uma das apoiadoras do evento.

“A Fazenda Vale do Boi é uma grande referência em melhoramento genético aplicado a rebanhos Nelore PO, utilizando touros melhoradores de nosso portfólio e sendo uma fonte também, através do Imperador. Aliás, a progênie dele é destaque em precocidade de acabamento de carcaça com muita musculosidade”, relata Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da Central, que também foi representada pelo consultor de campo na região, André Carreira.

Shopping Vale do Boi 2012A Fazenda Vale do Boi é o criatório de origem do touro Imperador VB da Vale, destaque do Centro de Performance (CP) em 2007 e um dos recordistas em venda de sêmen do portfólio da CRV Lagoa.

Para o proprietário da fazenda, Epaminondas de Andrade, o evento foi bastante proveitoso para atrair novos interessados em adquirir animais geneticamente superiores. “Diferentemente de um leilão, esse tipo de evento tem compras mais técnicas e bem direcionadas, indo de acordo com as necessidades de cada criador. Vendemos mais de 90 animais e tivemos uma média de R$ 7.250 para machos e R$ 5.500 para fêmeas. Muitos dos produtos foram filhos de touros da CRV Lagoa, que é nossa parceira há mais de 20 anos. Tivemos um público de qualidade, vindo de vários Estados, como Tocantins, Maranhão, Pará e São Paulo. Foi interessante também pelo intercâmbio de informações, especialmente sobre melhoramento genético, o foco do nosso trabalho”, ressalta.

Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.

http://www.crvlagoa.com.br/noticias_texto.asp?id=1&idS=2&idN=1598

Shopping Vale do Boi é sucesso de público nesse sábado

Shopping Vale do Boi 2012Com a presença de centenas de pecuaristas dos Estados do Tocantins, Maranhão e Pará, a programação de negócios da Expoara 2012 iniciou nesse sábado, 02 de junho, com o Shopping Vale do Boi, na Fazenda Vale do Boi. Foram ofertados 130 animais em lotes a pasto com IQG positivo no PMGZ, além de 20 novilhas e vacas PO com prenhes de reprodutores líderes no Sumário Nacional de Touros da Raça Nelore.

Organizador do evento, o pecuarista Epaminondas de Andrade explicou que a cada ano o Shopping tem atraído mais compradores. “A receptividade do Shopping tem sido grande e esse sistema é para atender melhor nossa clientela, pois aqui, eles compram com tranquilidade, com conforto, conversam e ainda encontram outros pecuaristas. A cada ano, tenho sido muito feliz com o Shopping.”Shopping Vale do Boi 2012

O evento aconteceu durante todo o dia e reuniu pecuaristas de diversas localidades como Jaldair Gomes que veio da cidade de Estreito – MA para participar do Shopping. “Ficamos sabendo do Shopping e viemos em um grupo de 10 pecuaristas para cá. Gostei dos animais e do atendimento. No próximo ano, vamos comprar mais”.

Shopping Vale do Boi 2012Presente no evento, o secretario estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café, explicou sobre a importância da Expoara para a região, pois nela o produtor pode mostrar toda a pujança do seu trabalho em diversas áreas. “É uma das melhores exposições do Brasil e muito bem regida pelo presidente e toda diretoria. Sabemos da importância dela para a economia do Tocantins e da seriedade que é tratada a Expoara. E o retorno está em melhores condições de produção, melhores condições para o trabalhador e a cidade ganha com produtos de qualidade.”

Para o presidente do Sindicato Rural de Araguaína – SRA, Wanderlei Monteiro de Araújo Filho, o Shopping Vale do Boi abre com chave de ouro a Expoara 2012 e é um evento que vem crescendo a cada ano. “Nossas expectativas são as melhores possíveis e o Shopping vem se consagrando dentro da programação da exposição. Epaminondas tem trabalhado seriamente com os Nelores, sendo reconhecido nacionalmente por isso.”

Vale do Boi

A Fazenda Vale do Boi está localizada na TO-164, município de Carmolândia – TO, 27 km de Araguaína, região norte do Estado do Tocantins e sul dos Estados do Pará e Maranhão. A Vale do Boi produz e comercializa reprodutores e matrizes Nelore de alta qualidade genética por mais de 30 anos. Busca permanentemente melhorar a capacidade de seus produtos em transmitir precocidade, rusticidade, fertilidade e rendimento de carcaça, características essenciais para melhorar a rentabilidade dos rebanhos de seus clientes.

O resultado do programa de melhoramento genético, da aplicação de tecnologia e modernas práticas de manejo são demonstrados através dos excelentes resultados obtidos no Sumário Nacional de Touros Raça Nelore (ABCZ/Embrapa), Certificado Especial de Produção (PMGZ/ABCZ), Premio MPE Brasil (MBC/SEBRAE) entre outros.

Reprodutores Nelore produzidos pela Vale do Boi estão presentes nas melhores centrais de inseminação artificial do país e em exposição permanente na Fazenda.

http://portalsra.com.br/noticia.php?l=fc51670ad9b17cac76483fceb728a2af

Fazenda Vale do Boi realiza hoje seu Shopping

Com um dos rebanhos mais reconhecidos nacionalmente, a Fazenda Vale do Boi, localizada no município de Carmolândia, realiza nesse sábado, dia 02 de junho, seu Shopping 2012. Serão ofertados 130 reprodutores Nelore com IQG positivo no PMGZ, além de 20 novilhas e Vacas PO com prenhes de reprodutores líderes no Sumário Nacional de Touros da Raça Nelore. O pré-catálogo com dados dos animais e seus índices genéticos podem ser encontrados na página da Vale do Boi na Internet (www.valedoboi.com.br).

A Vale do Boi vem produzindo e comercializando reprodutores e matrizes Nelore de alta qualidade genética por mais de 30 anos. Busca permanentemente melhorar a capacidade de seus produtos em transmitir precocidade, rusticidade, fertilidade e rendimento de carcaça, características essenciais para melhorar da rentabilidade dos rebanhos de seus clientes.

O resultado do programa de melhoramento genético, da aplicação de tecnologia e modernas práticas de manejo são demonstrados através dos excelentes resultados obtidos no Sumário Nacional de Touros Raça Nelore (ABCZ/Embrapa), Certificado Especial de Produção (PMGZ/ABCZ) , Premio MPE Brasil (MBC/Sebrae) entre outros.

A expectativa é que grandes pecuaristas se façam presentes, e possam realizar bons negócios, pois os reprodutores Nelore da Vale do Boi estão presentes nas melhores centrais de inseminação artificial do pais e em exposição permanente na Fazenda.

http://www.ojornal.net/horaemhora/index.php/noticias/33428-fazenda-vale-do-boi-realiza-hoje-seu-shopping-de-bois.html

CRV Lagoa estará presente no Shopping Vale do Boi

Evento acontece em Araguaína (TO) no dia 2 de junho

A CRV Lagoa é uma das apoiadoras do Shopping Vale do Boi, evento que será promovido pela Fazenda Vale do Boi, em Araguaína (TO), no próximo dia 2 de junho. Serão disponibilizados 130 touros avaliados, além de 20 matrizes, da raça Nelore. A Central será representada pelo gerente de produto Corte Zebu, Ricardo Abreu, pelo gerente de Área Wiliam Xavier e pelo consultor de campo na região, André Carreira.

A Fazenda Vale do Boi é o criatório de origem do touro Imperador VB da Vale, destaque do Centro de Performance (CP) em 2007 e um dos recordistas em venda de sêmen do portfólio da CRV Lagoa.

“A Fazenda Vale do Boi é uma grande parceira da Central, tanto na utilização dos touros provados da nossa bateria quanto na disponibilidade de animais jovens do criatório VB para avaliação no nosso Centro de Performance. Foi graças a essa parceria no CP que identificamos o touro Imperador VB da Vale em 2007 e, cinco anos depois, ele já é o terceiro melhor touro do sumário da ABCZ, com mais de 100 filhos avaliados. Comprovando essa superioridade, 20% dos touros a serem ofertados no Shopping são filhos diretos dele”, ressalta Abreu.

O gerente de produto Corte Zebu informa também que, durante o evento, serão disponibilizados pacotes especiais de sêmen de Imperador. “Trata-se do touro que é a marca da seleção de resultados VB”, completa.

O pecuarista Epaminondas de Andrade, proprietário da Fazenda Vale do Boi, avalia que “o Shopping representa uma das maiores vendas de touros e matrizes de toda a região. Grande parte desses animais são filhos de touros com sêmen procedente da CRV Lagoa, que é uma parceira há mais de 20 anos, tendo sido a primeira central a fornecer sêmen para a VB”.

Andrade, inclusive, foi homenageado durante a ExpoZebu 2012, realizada em Uberaba (MG). Ele foi agraciado com o prêmio Mérito ABCZ 2012 – Categoria Nacional, em reconhecimento aos relevantes serviços que tem prestado à pecuária nacional. Sobre a conquista, ele considera que “o trabalho da fazenda, que tem como focos principais a qualidade da gestão e as avaliações genéticas, especialmente as que são feitas no CP CRV Lagoa, foi o principal responsável pela obtenção do prêmio, que muito nos honrou”, diz.

Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.

http://www.crvlagoa.com.br/noticias_texto.asp?id=4&idS=2&idN=1589