Arquivo da categoria: Matrizes Nelore

Matrizes ( matriz , vaca , vacas , novilha , novilhas )

Propriedade de Tocantins investe em genética bovina

Maurício Palma Nogueira, em visita à Faz Vale do Boi, ao lado de Epaminondas e Paulo Henrique.

Estabelecimento é exemplo de gestão profissionalizada. Fazenda é toda informatizada, com custos extremamente controlados e planejamento de recuperação de pastagens.

Xinguara, Pará – Na busca de um melhor rendimento na atividade rural, o mineiro Epaminondas de Andrade resolveu investir na pecuária, mas totalmente voltada ao melhoramento genético dos animais, com vendas de reprodutores e matrizes de gado nelore. “Faço genética para produzir carne de melhor qualidade, que é uma tendência na pecuária brasileira”, disse o proprietário da Fazenda Vale do Boi, na cidade de Carmolândia, no interior de Tocantins.

O estabelecimento de Andrade é um exemplo de gestão profissionalizada. Apesar de a fazenda – que faz cria, recria e engorda de animais – ser gerida por ele e seus dois filhos, Paulo e Ricardo, ela é toda informatizada, com custos extremamente controlados e planejamento de recuperação de pastagens.

“Todo o melhoramento genético é da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)”, explica o pecuarista que está há mais de 40 anos no ramo. O rebanho atual é de 3 mil cabeças de gado, sendo o giro anual de 800 cabeças/ano. Essa profissionalização vem do histórico profissional do proprietário, que antes de ter a fazenda em Tocantins, fez carreira em empresas do setor em São Paulo.

“Chegamos a trabalhar com um rebanho de 3,6 mil cabeças, mas tivemos que reduzir em virtude da crise. Estamos assustados com o que está acontecendo na pecuária. Meus clientes estão descapitalizados e as parcelas fechadas nas vendas em leilões não estão pagando nem os custos”, declarou o pecuarista. “O mercado de touros é o primeiro a sofrer o impacto. O problema é que, quando há alta, é o último a reagir. Temos uma pressão muito forte por produtividade”, completou o filho Ricardo, ressaltando que as margens da fazenda estão sendo cada vez mais apertadas, mas ainda são maiores do que estabelecimentos com rebanho comercial.

Seca

De acordo com o pecuarista, em 2010, a região onde se localiza a Fazenda Vale do Boi ficou cinco meses seguidos sem chuva. Neste ano, já se aproxima dos três meses sem precipitações. “O rio tá seco e não estamos conseguindo fazer a irrigação direito. Tem gente aqui que está vendendo gado antes do tempo, porque até tem pasto, mas os bois não têm água para beber”, informou Andrade. Ele está fazendo, por conta própria, um miniduto a partir de um lençol freático descoberto nas suas terras e há planos de outros. “Boi meu daqui a pouco não vai beber água de córregos e nem riachos”, disse. “Esse é um ótimo exemplo de sustentabilidade”, destacou o diretor da Bigma Consultoria, Maurício Palma Nogueira.

Questionado se já pensou em repassar seu conhecimento para outros pecuaristas da região, Epaminondas disse que até tenta, mas a resistência é muito grande. “O problema na pecuária é cultural. Quando falo o que faço na minha fazenda, ninguém acredita, dizem que sou louco. Por exemplo, eu cuido bem das pastagens, porque quero colher os ‘frutos’ delas o ano inteiro e não somente no período quando quero vender os animais”, declarou.

http://www.srb.org.br/modules/news/article.php?storyid=5874

Fazenda Vale do Boi realiza hoje seu Shopping

Com um dos rebanhos mais reconhecidos nacionalmente, a Fazenda Vale do Boi, localizada no município de Carmolândia, realiza nesse sábado, dia 02 de junho, seu Shopping 2012. Serão ofertados 130 reprodutores Nelore com IQG positivo no PMGZ, além de 20 novilhas e Vacas PO com prenhes de reprodutores líderes no Sumário Nacional de Touros da Raça Nelore. O pré-catálogo com dados dos animais e seus índices genéticos podem ser encontrados na página da Vale do Boi na Internet (www.valedoboi.com.br).

A Vale do Boi vem produzindo e comercializando reprodutores e matrizes Nelore de alta qualidade genética por mais de 30 anos. Busca permanentemente melhorar a capacidade de seus produtos em transmitir precocidade, rusticidade, fertilidade e rendimento de carcaça, características essenciais para melhorar da rentabilidade dos rebanhos de seus clientes.

O resultado do programa de melhoramento genético, da aplicação de tecnologia e modernas práticas de manejo são demonstrados através dos excelentes resultados obtidos no Sumário Nacional de Touros Raça Nelore (ABCZ/Embrapa), Certificado Especial de Produção (PMGZ/ABCZ) , Premio MPE Brasil (MBC/Sebrae) entre outros.

A expectativa é que grandes pecuaristas se façam presentes, e possam realizar bons negócios, pois os reprodutores Nelore da Vale do Boi estão presentes nas melhores centrais de inseminação artificial do pais e em exposição permanente na Fazenda.

http://www.ojornal.net/horaemhora/index.php/noticias/33428-fazenda-vale-do-boi-realiza-hoje-seu-shopping-de-bois.html

CRV Lagoa estará presente no Shopping Vale do Boi

Evento acontece em Araguaína (TO) no dia 2 de junho

A CRV Lagoa é uma das apoiadoras do Shopping Vale do Boi, evento que será promovido pela Fazenda Vale do Boi, em Araguaína (TO), no próximo dia 2 de junho. Serão disponibilizados 130 touros avaliados, além de 20 matrizes, da raça Nelore. A Central será representada pelo gerente de produto Corte Zebu, Ricardo Abreu, pelo gerente de Área Wiliam Xavier e pelo consultor de campo na região, André Carreira.

A Fazenda Vale do Boi é o criatório de origem do touro Imperador VB da Vale, destaque do Centro de Performance (CP) em 2007 e um dos recordistas em venda de sêmen do portfólio da CRV Lagoa.

“A Fazenda Vale do Boi é uma grande parceira da Central, tanto na utilização dos touros provados da nossa bateria quanto na disponibilidade de animais jovens do criatório VB para avaliação no nosso Centro de Performance. Foi graças a essa parceria no CP que identificamos o touro Imperador VB da Vale em 2007 e, cinco anos depois, ele já é o terceiro melhor touro do sumário da ABCZ, com mais de 100 filhos avaliados. Comprovando essa superioridade, 20% dos touros a serem ofertados no Shopping são filhos diretos dele”, ressalta Abreu.

O gerente de produto Corte Zebu informa também que, durante o evento, serão disponibilizados pacotes especiais de sêmen de Imperador. “Trata-se do touro que é a marca da seleção de resultados VB”, completa.

O pecuarista Epaminondas de Andrade, proprietário da Fazenda Vale do Boi, avalia que “o Shopping representa uma das maiores vendas de touros e matrizes de toda a região. Grande parte desses animais são filhos de touros com sêmen procedente da CRV Lagoa, que é uma parceira há mais de 20 anos, tendo sido a primeira central a fornecer sêmen para a VB”.

Andrade, inclusive, foi homenageado durante a ExpoZebu 2012, realizada em Uberaba (MG). Ele foi agraciado com o prêmio Mérito ABCZ 2012 – Categoria Nacional, em reconhecimento aos relevantes serviços que tem prestado à pecuária nacional. Sobre a conquista, ele considera que “o trabalho da fazenda, que tem como focos principais a qualidade da gestão e as avaliações genéticas, especialmente as que são feitas no CP CRV Lagoa, foi o principal responsável pela obtenção do prêmio, que muito nos honrou”, diz.

Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.

http://www.crvlagoa.com.br/noticias_texto.asp?id=4&idS=2&idN=1589

Tudo pronto para o Shopping Vale do Boi 2012

No próximo sábado, 2 de Junho, acontecerá o Shopping Vale do Boi 2012. Serão ofertados 130 reprodutores Nelore com IQG positivo no PMGZ, além de 20 novilhas e Vacas PO com prenhes de reprodutores lideres no Sumário Nacional de Touros da Raça Nelore. Tudo com 0% de comissão para os compradores. O pré-catálogo com dados dos animais e seus índices genéticos podem ser encontrados na página da Vale do Boi na Internet (www.valedoboi.com.br).

Para mais informações ligue (63) 3414-3020.

Veja aqui o Pré-Catálogo (PDF)

.

.

Gerente de Produto Corte da central Alta Genetics visita a Vale do Boi

Gabriel Sandoval - Gerente de Produto Corte - Alta Genetics Na ultima terça feira, dia 22 de maio, estiveram em visita a Fazenda Vale do Boi representantes da equipe da central Alta Genetics, Gabriel Sandoval (Gerente de Produto Corte) e Napoleão Júnior (Representante em Araguaína).  Durante todo o dia eles puderam conhecer a estrutura e todo o trabalho de melhoramento realizado pela fazenda. Durante um passeio pela propriedade os visitantes viram vários lotes de animais nelore, desde as matrizes até os animais mais jovens. Também revisaram os produtos que serão ofertados no Shopping Vale do Boi 2012, onde vários animais são oriundos de reprodutores da Alta. ”Gostei muito do que vi e parabenizo pelo sério trabalho desenvolvido ao longo dos anos, projetos como este nos fazem acreditar que a pecuária brasileira esta no caminho certo” disse Gabriel Sandoval.

Avaliações genéticas do Sumário PMGZ – Corte 2012 podem ser acessadas pela internet

Sumário Nacional de Avaliação Genética PMGZ-ABCZ

As avaliações genéticas do Sumário PMGZ/ABCZ – Corte 2012 já podem ser consultadas via internet. No site do PMGZ (www.pmgz.org.br), é possível encontrar os dados de 482.186 fêmeas jovens, 564.546 machos jovens, 53.640 touros e 481.451 matrizes das raças zebuínas de corte.

Os produtos da Vale do Boi estão entre os melhores avaliados (veja a relação dos mais destacados em 2012).

Além da consulta pública dos dados, o criador, participante do PMGZ, poderá consultar por meio do site “Comunicações Eletrônicas” as avaliações genéticas das suas matrizes e animais jovens. Adicionalmente, o criador poderá consultar as tendências genéticas do seu rebanho e da raça para cada característica avaliada pelo PMGZ. Todas essas informações podem e devem ser utilizadas para auxiliar o processo seletivo dentro da fazenda no sentido de promover o melhoramento genético do rebanho.

A evolução genética do rebanho Nelore da Vale do Boi é demonstrada através dos gráficos de tendências genéticas anuais.

http://www.abcz.org.br/Noticias/Noticia/38542

Expoara 2011: segundo evento de negócios movimenta mais de R$ 590 mil

O segundo evento de negócios da 23ª Expoara – Exposição Agropecuária de Araguaína, o Shopping Vale do Boi, realizado no último sábado, dia 28, na Fazenda Vale do Boi, foi um sucesso e movimentou mais de R$ 590 mil na venda de animais Nelore Puros de Origem (PO). A média de vendas por lotes foi de R$ 6.500 dos touros PO, R$ 4.450 das fêmeas PO e R$ 3.800 de touros LA (Livro Aberto).

Foram oferecidos 130 reprodutores e matrizes Nelore PO com índices positivos no PMGZ – Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos – da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – para criadores do Pará, Maranhão, Tocantins e São Paulo.

“O sucesso do evento se dá pela credibilidade da Expoara e por ter produtos que efetivamente tragam resultados para suas fazendas”, acrescentou o organizador do evento, o pecuarista e diretor do SRA Epaminondas de Andrade.

A Fazenda Vale do Boi fica localizada na TO-164, município de Carmolândia TO ( norte do estado do Tocantins ), a 27Km de Araguaína TO, próxima ao sul dos estados do Pará (PA) e Maranhão (MA).

Pecuária tocantinense

No mesmo dia do Shopping, a Fazenda Vale do Boi vendeu o touro Kajabi VB da Vale por R$ 30.000, um dos maiores valores pagos por um animal Nelore em todo o Estado do Tocantins. O touro não fazia parte dos lotes do shopping, no entanto, agradou o produtor e comprador Sinval Moreira Alves. Outra vaca, a Bica VB da Vale, também foi vendida fora dos lotes por R$ 10.000 para o pecuarista Roberto Basílio. Outro valor bastante alto para a pecuária do Estado.

Para Epaminondas de Andrade, “esse é o resultado de mais de 30 anos em que a Fazenda Vale do Boi vem selecionando seu rebanho e fortalecendo a pecuária do Tocantins”. (Da assessoria de imprensa da Expoara)

http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=c164a99b96968bd6e7cc7b4cd4cd69c9

Sábado de bons negócios no Tocantins.

No último sábado 28/Maio a Fazenda Vale do Boi recebeu clientes de toda a região para o Shopping Vale do Boi 2011. Pecuaristas dos estados de Tocantins, Pará, Maranhão e São Paulo estiveram na fazenda desde as primeiras horas do dia adquirindo reprodutores e matrizes nelore “apartados” especialmente para o evento.

“Muitos clientes já tinham pesquisado no nosso site (www.valedoboi.com.br) e escolhido os animais que iriam adquirir, baseados em seus indicadores genéticos.” comenta Epaminondas de Andrade, proprietário da fazenda. “A cada ano mais e mais criadores valorizam o programa de avaliação genética (PMGZ/ABCZ) e a seriedade com que a Vale do Boi realiza sua seleção.” completa Epaminondas.

Na parte da manhã já haviam sido vendidos 80% dos 99 animais comercializados.

“Esperávamos um bom resultado, mais este ano nos surpreendeu. Vendemos animais que nem estávamos oferecendo no Shopping.” destaca Ricardo José de Andrade, zootecnista e gerente da fazenda. Produtos que estavam em piquetes próximos despertaram o interesse de clientes e acabaram comercializados como o touro KAJABI VB da VALE, destaque da produção 2008, vendido por R$ 30.000,00 a Sinval Moreira Alves e vaca BITA VB da VALE vendida por R$ 10.000,00 para Roberto Sinibaldi Basilio, ambos do estado do Pará.

O Maior comprador individual foi Onofre Cesar Gomes da Silva de Açailândia – Maranhão com 10 reprodutores por R$ 73.500,00.

Parceiros de longa data, Dow AgroSciences, Agroquima, Caltins, Disbrava, Socil, Siremak e Premix estiveram presentes, mostrando seus produtos voltados à produção. A CRV Lagoa, o Sindicato Rural de Araguaína e a ABCZ também apoiaram o evento.

Além do Shopping, principal evento de comercialização da marca, a Vale do Boi comercializa seus produtos durante todo o ano na fazenda. “Somos uma linha de produção de touros e matrizes. Um cliente leva um reprodutor da vitrine e já estamos preparando outro para colocar no lugar. Temos produtos de qualidade durante todo o ano.” completa Ricardo José.

Segundo evento de negócios neste sábado na Fazenda Vale do Boi

Shopping Vale do Boi 2011

Durante todo o dia deste sábado, 28, a Fazenda Vale do Boi realizará a edição 2011 do Shopping Vale do Boi, o segundo evento de negócios da 23ª EXPOARA – Exposição Agropecuária de Araguaina. Serão oferecidos 130 reprodutores e matrizes Nelore PO com índices positivos no PMGZ – Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos – da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – para criadores de todo o país, que podem escolher os lotes a pasto.

Ainda terão ofertas especiais de 20 novilhas e vacas PO. De acordo com o organizador do evento, o pecuarista e diretor do SRA Epaminondas de Andrade, “os criadores irão encontrar genética de qualidade com preço fixo e com zero de comissão”.

Sobre a Fazenda Vale do Boi
A Vale do Boi vem produzindo e comercializando reprodutores e matrizes Nelore de alta qualidade genética por mais de 30 anos. Busca permanentemente melhorar a capacidade de seus produtos em transmitir precocidade, rusticidade, fertilidade e rendimento de carcaça, características essenciais para melhorar da rentabilidade dos rebanhos de seus clientes.

O resultado do programa de melhoramento genético, da aplicação de tecnologia e modernas práticas de manejo são demonstrados através dos excelentes resultados obtidos no Sumário Nacional de Touros Raça Nelore (ABCZ/Embrapa), Certificado Especial de Produção (PMGZ/ABCZ) , Premio MPE Brasil (MBC/SEBRAE) entre outros.
Seus produtos estão presentes nas melhores centrais de inseminação artificial do pais e em exposição permanente na Fazenda Vale do Boi.

Localização
A Fazenda Vale do Boi fica localizada na TO-164 município de Carmolândia TO ( norte do estado do Tocantins ), a 27Km de Araguaína TO, próxima ao sul dos estados do Pará (PA) e Maranhão (MA). (informações da ascom/SRA)

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Últimas Notícias&idnoticia=25803

PMGZ é o filtro de qualidade da marca VB da Vale

A Fazenda Vale do Boi que fica no município de Carmolândia, região de Araguaína no estado do Tocantins utiliza o banco de dados da ABCZ e as informações do PMGZ para selecionar touros e matrizes há mais de trinta anos.

Na propriedade de 1900 hectares é mantido um rebanho com 1000 matrizes. A cada ano são produzidos e colocados no mercado cerca de 300 touros.

O criatório, um dos pioneiros no PMGZ, teve no ano passado 26 animais indicados ao CEP Platina e atualmente aparece no sumário com 4 touros entre os 20 melhores da raça nelore, sendo que o reprodutor Imperador VB da Vale desponta como o melhor pai da geração 2009.

Quase 100 no Dia de Campo do PMGZ em TO.

Quase uma centena de criadores, profissionais técnicos, professores e universitários participaram do Dia de Campo do PMGZ na Fazenda Vale do Boi.

Eles ouviram os depoimentos do criador Epaminondas Andrade e do filho Ricardo Andrade que é zootecnista e atualmente gerencia a Vale do Boi. Ambos destacaram o comprometimento da equipe de manejo, os cuidados com as pastagens cultivadas e a escolha criteriosa dos prestadores de serviço que atendem o agronegócio pecuário, mas enfatizaram a influência positiva e segura do PMGZ na formação e evolução contínua da qualidade genética do plantel. “Os índices do Sumário nos indicam com precisão quais os caminhos que devemos seguir para manter a seleção dentro do nosso foco, que é ter animais capazes de transferir características de eficiência aos filhos que vão integrar projetos de pecuária seletiva ou servir rebanhos comerciais para produção de bezerros, tourinhos ou gado de corte”.

O gerente de corte do PMGZ, Lauro Fraga Almeida, explicou como funciona e quais as vantagens da utilização do sistema informatizado. O investimento no PMGZ é de R$ 3 por animal durante toda a vida dele e entre muitas vantagens, a metodologia científica traduzida em números gera economia de recursos quando são mantidos na fazenda só os animais verdadeiramente produtivos e reduz o tempo que o criador precisa quando o objetivo é “construir” o próprio plantel. A ferramenta tecnológica aliada à observação diária dos lotes, gestão moderna e a busca contínua de melhorias estruturais são os ingredientes de sucesso, por exemplo, do promotor do Dia de Campo.

Shopping Vale do Boi

O Shopping Vale do Boi 2011, homologado pela ABCZ, vai ser realizado no dia 28 de maio durante todo o dia. Estão em oferta 130 reprodutores e matrizes nelore com IQG positivo sendo que a média para os touros é TOP 3%.

Quem participou do Dia de Campo teve a oportunidade de ver de perto o gado listado no catálogo, alguns touros VB da Vale, contratados por central, outros que estão sendo preparados com o mesmo objetivo e vacas que foram capazes de colocar os filhos na indústria de sêmen.

http://www.abcz.org.br/noticias/4184