Arquivo da categoria: Vídeo

Videos sobre a Fazenda Vale do Boi, seus produtos (reprodutores e matizes) e suas práticas de manejo e gestão.

veja mais em : http://www.youtube.com/valedoboibrasil

ABCZ-TV: Melhoramento genético Nelore no Tocantins

TV ABCZ 126

Trabalho moderno de gestão e o uso do PMGZ transformaram o rebanho Nolore da Fazenda Vale do Boi em um dos melhores do país. Os resultados foram mostrados na prática no dia de campo.

Veja a reportagem apresentado no Canal do Boi, Terra Viva e Canal Rural.

 

O ABCZ TV mostra hoje como a avaliação genética sustenta os resultados do rebanho zebuíno do Tocantins.

O acesso limitado a tecnologias não impediram o trabalho moderno de gestão e a evolução genética do rebanho da Fazenda Vale do Boi. O criador Epaminondas de Andrade usa o PMGZ (programa de melhoramento genético de zebuínos) a 31 anos.

Em 1.900 há são mantidas 1.000 matrizes registradas em regime total de pasto. Por ano são colocados no mercado cerca de 300 touros Nelore. A cada safra novos produtos são identificados pelo programa e se destacam no sumário da ABCZ.

“Você melhora as taxas de fertilidade do rebanho quando se tem este aparato na mão para pinçar os indivíduos portadores destas características.“ destaca Fernando Galvani, médico veterinário de Marabá no estado do Pará.

No topo do ranking, a marca VB da Vale, aparece com quatro animais entre os 20 melhores raçadores do Nelore. Imperador VB da Vale, terceiro colocado, produziu sêmen aos 18 meses e já desponta como principal pai da geração 2009.

“Com um trabalho correto, a chance de melhora no seu rebanho cresce, atingindo efetivamente os resultados expressados pelos IQGs e DEPs.” comenta Ricardo José de Andrade, zootecnista, gerente da fazenda Vale do Boi.

Dia de Campo

A densidade demográfica no Tocantins se assemelha a de regiões desérticas do planeta. Receber quase cem pessoas em um dia de campo foi um marco para o PMGZ e o promotor o evento.

“O PMGZ tem uma amplitude na comparação do rebanho, na aplicação dos meus touros nelore muito grande, maior que qualquer outro. Alguém disse agora pouco que o PMGZ é o maior programa de avaliação genética em gado de corte do mundo. Eu acredito que sim.” destaca Epaminondas de Andrade, pecuarista, proprietário da Fazenda Vale do Boi.

A contribuição mais valiosa de um reprodutor ao plantel vai muito além das primeiras contas que são feitas na relação de troca. Um animal melhorador leva no DNA os alicerces sólidos para construir um rebanho eficiente.

“O caminho é por ai. Quando agente consegue ver que as ferramentas teóricas do programa de melhoramento são utilizadas, agente vê na prática o resultado como agente viu aqui.“ salienta Lauro Fraga, gerente corte PMGZ.

http://www.youtube.com/embed/WlnSLagYcsg

433 – Fazenda Vale do Boi, vencedora do Prêmio Sebrae

Epaminondas de Andrade conta sobre os segredos de sua propriedade, vencedora do Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae.

A Fazenda Vale do Boi, localizada no município de Carmolândia no Tocantins, a mais de 30 anos produz e comercializa reprodutores e matrizes Nelore.

Capricho nas instalações da propriedade, seja nas casas dos funcionários ou nos piquetes, é visível. Tudo é uma organização só. O nelorista Epaminondas de Andrade é o responsável por isso e sabe da importância de ter uma empresa rural bem estruturada.

Agora todo este trabalho teve reconhecimento, a Fazenda Vale do Boi venceu a etapa nacional do Premio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). A fazenda se destacou como um dos empreendimentos que apresentou as melhores práticas de gestão e o empresário Epaminondas foi reconhecido entre um dos melhores do Brasil durante as visitas técnicas do Sebrae a sua fazenda. Antes, a Fazenda Vale do Boi, havia vencido a etapa no estado do Tocantins. Mais de mil empresas participaram da etapa estadual em 2009.

“É muito gratificante, aos 73 anos de idade, com algumas décadas de trabalho, 40 anos como pecuarista selecionador de Nelore, receber um prêmio deste.” diz Epaminondas.

http://www.youtube.com/embed/7oBiiBCqPtY

Conheça o melhoramento genético da Fazenda Vale do Boi

Epaminondas de Andrade consagrou a Fazenda Vale do Boi como campeã nacional do prêmio MPE Brasil. Membro do conselho técnico do PMGZ, Epaminondas conta com vários touros em serviço nas principais centrais de sémem do país.

No Tocantins quem toma as rédeas do Nelore a campo é Epaminondas de Andrade. Ele acaba de consagrar a Fazenda Vale do Boi campeã nacional do Prêmio MPE Brasil de competitividade para micro e pequenas empresas. Não é atoa que os reprodutores da Vale do Boi tem sido requisitados pelas principais centrais de sêmen do país.

O pecuarista Epaminondas de Andrade incentiva e investe em melhoramento genético da raça Nelore. Na Fazenda Vale do Boi, a mais de 3 décadas, produz e comercializa matrizes e reprodutores Nelore PO a campo, animais avaliados pelo PMGZ. A propriedade é uma das maiores detentoras de candidatos a certificado especial de produção do programa. Tanta dedicação ao rebanho faz com que a Vale do Boi também participe do conselho técnico que dirige o PMGZ.

Tudo isso é recompensa pela experiência de Epaminondas de Andrade e os resultados se refletem na comercialização de 800 a 900 produtos por ano. Um deles é Fasto VB da Vale, touro TOP 0,1% com IQG de 4,77 . Outro touro desta bateria de sucesso é Xumi VB da Vale, animal TOP 1%. Imperador VB da Vale, TOP 0,5% com IQG 3,35 é outro destaque que não nega o nome.

“Nosso medidor é o programa de melhoramento. O retorno está nas progênies que eu tenho com os touros utilizados no meu próprio rebanho e também os que estão fora, vendidos ou em centrais vendendo sêmen.” destaca Epaminondas.

Nelore Brasil: Shopping anual da Fazenda Vale do Boi atrai criadores de várias regiões

Melhoramento genético é a palavra-chave na Fazenda Vale do Boi. Epaminondas de Andrade comercializa matrizes e reprodutores Nelore a mais de 30 anos , todos classificados pelo PMGZ.

A propriedade realiza anualmente um shopping oficializado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil). É a mair venda de animais avaliados do estado do Tocantins.

Ha cinco anos a fazenda Vale do Boi adotou o sistema de shopping para a venda de reprodutores e matrizes Nelore. Um trabalho diferenciado onde o pecuarista vem até a fazenda, escolhe o produto com avaliação genética e leva a preços fixos e parcelados .

“O que mais tem chamado a atenção é o reconhecimento que o nosso trabalho tem tido. A qualidade e a padronização dos animais tem chamado a atenção dos nossos clientes.” destaca Ricardo José de Andrade, zootecnista e gerente da fazenda.

Na quinta edição a Vale do Boi apresenta animais com consistência genética, precocidade e fertilidade. Criadores de várias regiões procuram os produtos do Sr. Epaminondas. Mais da metade dos reprodutores são 0,1%, 0,5% e 1% no IQG, além de candidatos a CEP do PMGZ. Já as matrizes tem índices positivos e prenhezes confirmadas de reprodutores líderes de programas de melhoramento.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=11363205

Nelore Brasil: Fazenda Vale do Boi já participou de quatro etapas do Circuito Boi Verde

Com as experiência de quatro décadas na pecuária, Epaminondas de Andrade incentiva o uso da genética Nelore. Na Fazenda Vale do Boi ele produz e vende reprodutores e matrizes da raça. São 1.200 vacas PO produzindo totalmente a pasto. A comercialização gira em torno de 800 a 900 produtos por ano.

O pecuarista sabe da importância de participar de ações da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), tanto que já foi até premiado por ter lotes “de peso” na hora do abate.

A Fazenda Vale do Boi, além de se dedicar à criação de Nelore PO, também participa do circuito Boi Verde. Já levou dois campeonatos em 2006 e os vice-campeonatos em 2007 e 2008. Os bons resultados no melhoramento genético garantiram carcaças de qualidade no frigorífico.

“Esta competição de qualidade de carcaça, é tudo o que mais gosto porque, coroa o meu trabalho. Mostra o que estou fazendo. Todos os companheiros que trabalham com Nelore tem que buscar participar destes concursos porque não é só ganhar um prêmio, é também uma lição profissional, é uma oportunidade para conhecer o que está faltando no nosso plantel.”, destaca Epaminondas de Andrade, pecuarista, proprietário da fazenda.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=11363072