ABCZ disponibiliza consulta pública de genealogia e avaliações genéticas pela internet

Prática já comum em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá e pleito antigo de vários criadores como o Sr. Epaminondas de Andrade da Fazenda Vale do Boi, a consulta pública aos dados de genealogia e avaliações genéticas dos zebuínos foi disponibilizada pela ABCZ no final de 2011.

A consulta, realizada através do site da ABCZ (https://www.abcz.org.br/produtos-e-servicos/consulta-publica-de-animais), apresenta, além da genealogia, a avaliação genética dos animais participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) com dados como: IQG (Índice de Qualificação Genética), peso à fase materna, peso a desmama, peso ao sobreano, idade ao primeiro parto, perímetro escrotal ao sobreano, entre outros. Também poderão ser consultadas as informações relativas à eficiência reprodutiva e a participação do animal em exposições realizadas pela ABCZ.

“A abertura destes dados aumenta a transparência e dá ainda mais credibilidade ao PMGZ. As DEPs são fundamentais para melhoria do rebanho nacional. Mesmo criadores que não participam do programa podem utilizar os índices como ferramenta objetiva na escolha de reprodutores realmente melhoradores para o seu rebanho.” afirma Epaminondas de Andrade, criador Nelore a mais de 30 anos.

O site da ABCZ disponibiliza apenas os dados dos rebanhos cujos criadores autorizaram sua publicação.

“Os dados do rebanho da Vale do Boi já estão disponíveis desde Outubro de 2011, mostrando transparência e credibilidade a nossa seleção. Com a consulta pública, o mercado vai valorizar ainda mais as avaliações do PMGZ. Quando um cliente vem comprar um reprodutor aqui na Vale do Boi e apresentamos as DEPs dos animais ele sabe que não é `conversa pra boi dormir`, os números podem ser checados diretamente no site da ABCZ”, ressalta Ricardo José de Andrade, zootecnista responsável pelo criatório Nelore da Fazenda Vale do Boi.