Especial Expoara 2008 – Shopping da Vale do Boi

Estamos prestes a dar a largada na XX Expoara. O Shopping da Vale do Boi é a porta de entrada deste grande evento nos dias 31 de maio e 1º de junho. Distante 27 quilômetros de Araguaína, com acesso por rodovia asfaltada (TO-164), a Fazenda Vale do Boi vem se destacando no norte do Brasil no melhoramento genético de animais Nelore PO. Sob o comando de Epaminondas de Andrade e seus filhos Paulo e Ricardo José, ao longo de 30 anos de seleção, a Vale do Boi produz bovinos avaliados com grande destaque dentro do PMGZABCZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), provas de ganho de peso a pasto, concursos de carcaças e leilões.

Com 1.200 matrizes Nelore e Nelore Mocho em produção, a Vale do Boi hoje tem 100% do rebanho avaliado pelo PMGZ-ABCZ e uma seleção focada na produção de carne em regime de pasto. A utilização dos melhores reprodutores nacionais através de inseminação artificial e reprodutores do próprio criatório com DEPs positivas para ganho de peso e precocidade de acabamento, faz da Vale do Boi um grande centro de tecnologia genética adaptada para o norte do país. Toda informatizada, a fazenda conta com funcionários plenamente capacitados para manejo racional e ainda tem um controle pluviométrico, ativo há 22 anos, que ajuda na previsão de prováveis períodos de seca.

A fazenda já recebeu diversos prêmios, entre eles, 6 campeonatos de prova de ganho de peso a pasto no Tocantins e Pará, duas vezes campeã em provas feitas no Tocantins.

Outro diferencial é a maneira como a fazenda comercializa o rebanho. A venda é realizada todos os dias do ano, na própria sede, já que o local é de fácil acesso, e o produtor vê a campo como o trabalho é feito e ainda verifica alguns dados de manejo e pastagem. O Shopping Vale do Boi, que este ano será realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho, está em sua 3ª edição e tem tido grande sucesso em vendas. O evento é feito na própria fazenda e atrai pecuaristas de todo a Região Norte e Nordeste, além de produtores do sul do país.

http://portalsra.com.br/files/download/20080804100439_informativo_sra_111_site.pdf