No encontro com nove empresários que conquistaram a premiação em 2009, presidente reafirmou a necessidade de criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa
– “Não quero deixar o governo sem resolver a questão da aviação regional, mas não é uma questão muito simples.” A afirmação foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao responder ao empresário Carlos Armiato Antonio, que reclamou mais vôos para a região da Chapada Diamantina, onde mantém um hotel em Lençóis (BA). Ele foi um dos nove empresários vencedores do MPE Brasil -; Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas que foram recebidos pelo presidente nesta quarta-feira (21), em Brasília.
Na oportunidade, cada um dos empresários vencedores da premiação explicou ao presidente os diferenciais de suas empresas, que, com a premiação, tornam-se referência nacional em qualidade, produtividade e competitividade para os negócios de pequeno porte. Elas são modelo de gestão, com foco em sustentabilidade, e foram selecionadas entre 57 mil concorrentes na versão 2009 do MPE Brasil, conforme informou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, ao assinalar que a meta para 2010 é obter 75 mil inscrições ao prêmio.
Depois de ouvir os relatos rápidos, vindos de empresários do Tocantins, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e dois do Rio Grande do Sul, o presidente Lula foi enfático ao afirmar que fica a constatação de algo muito simples: “O mundo seria muito mais fácil se fizéssemos apenas o óbvio”. E acrescentou: “Quantos queriam dar um salto que vocês deram e no primeiro obstáculo desanimaram. Por isso, é importante mostrar esses exemplos para o País”.
O presidente Lula reafirmou a necessidade de criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa -; “para cuidar e fazer com que o pequeno cresça e, em seguida, possa ser atendido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)” – pasta que atualmente abriga esse segmento empresarial. “Vocês são pessoas perseverantes, que fazem acreditar que o Brasil não está mais à frente porque jogou fora alguns séculos, acreditando que não valia nada. Agora, o País tem autoestima. Obrigado por vocês existirem”, concluiu.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, que participou do encontro, ressaltou algumas palavras empregadas na apresentação dos empresários -; como gestão, qualificação, produtividade, qualidade, crescimento, sustentabilidade e amor ao que se faz. “É altamente promissor ter empresários com essas referências, pois sabemos que são as empresas de pequeno e médio porte que sustentam o País em inovação, empregos e distribuição de renda”, assinalou o ministro.
Por sua vez, o presidente do grupo Gerdau, Jorge Gerdau, destacou a importância das parcerias e dos apoios que o MPE Brasil recebe para sua realização, principalmente para tornar viável a avaliação de milhares de empresas inscritas. “Os vencedores conquistam reconhecimento, num processo profundamente educativo”, disse. O grupo Gerdau é uma dos patrocinadores do prêmio, junto com o Sebrae, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Movimento Brasil Competitivo (MBC).Brasília
Missão nacional
O encontro com o presidente Lula faz parte da programação da missão nacional do MPE Brasil, que começou no último dia 19 em São Paulo, onde visitaram as instalações da Gerdau e da Natura. Nesta quinta-feira (22), os nove empresários e cinco gestores dos estados com empresas vencedoras, bem como líderes de entidades parceiras e integrantes dos comitês Executivo e Estratégico da premiação permanecem em Brasília onde visitam a Brasal Refrigerantes e o Sebrae.
Integram a missão dirigentes das empresas Omega Tecnologia (RS), Escola Kennedy (BA), Simpharma (PE), Fazenda Vale do Boi (TO), Patrimonium Segurança (PR), Quinta da Estância Grande (RS), Aprimor Consultoria (RN), ICQL Química (RJ) e Canto das Águas Hotel (BA).
A versão 2010 do MPE Brasil mantém inscrições abertas até o próximo dia 2 de agosto. Elas podem ser feitas por meio do site www.premiompe.sebrae.com.br. Podem participar empresas com faturamento de até R$ 2,4 milhões anuais.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias -; (61) 2107-9110 e 2107-9106
www.agenciasebrae.com.br
Central de Atendimento Sebrae -; 0800-570-0800
Ricardo Stuckert