Software lançado pelo Sebrae/TO promete revolucionar pecuária de corte

Depois de ter sido pioneiro no desenvolvimento de um software para gestão de apiários e de produção de cachaça de alambique, o Sebrae/TO anuncia o lançamento de um novo produto revolucionário. Trata-se do Gpec, software que faz os controles gerenciais da pecuária de corte, tanto em grandes quanto em pequenas propriedades produtoras.

O lançamento do produto aconteceu dia 5 de maio de 2010, durante o Encontro da Pecuária de Corte, realizado na Agrotins 2010. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas sendo produtores, técnicos e autoridades, entre elas o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Roberto Sahium, o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia.

Massuia deu inicio à apresentação do software falando de suas vantagens e aplicação. Dando continuidade ao momento, o analista técnico do Sebrae/TO, e idealizador da metodologia aplicada no software, José Daniel Tavares, deu uma demonstração prática para os produtores de como alimentar o sistema e gerar relatórios.

Segundo ele o programa se diferencia dos demais existentes no mercado pela sua aplicabilidade tanto no controle da produção quanto nos índices econômicos e financeiros da propriedade. “Ele abrange as partes fundamentais na gestão da empresa rural. O empreendedor poderá fazer um inventário completo da propriedade listando áreas de pasto, benfeitorias, máquinas, insumos, operações de crédito, e claro seu rebanho”, explica José Daniel.

Com o software é possível fazer um planejamento completo do fluxo de caixa, que envolve despesas com mão de obra, aquisição de animais, insumos, entre outros. O produtor pode ter o controle da movimentação financeira de forma que saberá com segurança sobre todas as contas a pagar e a receber, sendo que o sistema permite descrever cada uma delas de acordo com a necessidade.

Outra função importante do Gpec é que ele possui indicadores de produtividade baseado nos índices nacionais, de forma que o sistema informará se a produção está em alta ou não, possibilitando ao produtor ou administrador rural tomar as medidas preventivas e necessárias para a correção do problema. “Estas e outras muitas vantagens fazem do Gpec um programa que atenderá de forma completa às necessidades do produtor”, afirmou Massuia.

O empresário Epaminondas de Andrade, vencedor do Prêmio MPE Brasil, na categoria agronegócio, disse que este sistema dará uma contribuição fundamental ao negócio da pecuária de corte. “Muitos produtores nem sabem calcular se estão tendo lucro ou prejuízo em sua atividade. Esse software tem funções altamente avançadas e todo produtor hoje precisa estar informatizado, do contrário não conseguirá ser competitivo, ou mesmo se manter no mercado”, finaliza Epaminondas.

De acordo com José Daniel o programa será fornecido de forma gratuita e o produtor poderá receber uma capacitação para operacionalizar corretamente o software. “Dentro de pouco tempo estaremos disponibilizando o Gpec no portal do Sebrae/TO. Esta é uma metodologia que vem sendo desenvolvida ao longo de 8 anos de trabalho e tem gerado bons resultados nos testes já aplicados em diversas propriedades. A empresa responsável pela programação do software é a Datawiew, da cidade de Gurupi, a mesma que desenvolveu o Gestagro, dos quais fazem parte os programas Gestapi e Gestcachaça”, conclui o analista –  para conhecer o Gestapi e Gestcachaça.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Central de Relacionamento do Sebrae/TO
Telefone: 0800-570-0800 (Ligação Gratuita)
Web: www.to.sebrae.com.br

http://www.agrosoft.org.br/agropag/214252.htm